quarta-feira, 23 de abril de 2008

sermão ctrl+c ctrl+v? cristianismo ctrl+c ctrl+v?

“Cresci indo à igreja o tempo todo, talvez cinco vezes por semana. O que talvez os surpreenda, porém, é saber que durante toda minha infância, em todos os cultos aos quais assisti, eu só ouvi um sermão. [...] O sermão era mais ou menos assim: ‘você é pecador e você vai para o inferno. Você precisa se arrepender e crer em Jesus. Jesus talvez volte hoje, e se ele voltar e você não estiver preparado, você vai queimar para sempre no inferno’. [...] Quando fiquei mais velho, me dei conta de que minha vida inteira tinha por pano de fundo genocídios e violência, pobreza e corrupção. Mais de um milhão de pessoas morreram no meu país numa série de genocídios começando em 1959, e cerca de um milhão em Ruanda [...]. Tanta morte, tanto ódio e falta de confiança entre tribos, tanta pobreza, sofrimento, corrupção e injustiça, e nada nunca mudou. De repente me dei conta de uma coisa. Eu nunca ouvi um sermão que se dirigisse a essas realidades. Será que Deus só se importava em nossas almas irem para o céu depois de morrermos? Nossas barrigas vazias não teriam importância para Deus? [...]”

Claude Nikondeha, do Burundi, em Maio de 1994 num encontro de líderes do Burundi, Ruanda, Congo e Uganda.

http://www.amahoro-africa.org/



Será mesmo que Deus nos colocou na Terra para que ouvíssemos palavras assim, encontrássemos uma igreja, vivêssemos uma vidinha medíocre de 'o cara certinho', morrêssemos e fôssemos para o céu?
Será que Ele não queria que em vez de viver igreja, vivêssemos comunidade? Que nos aproximássemos dos mendigos na rua, conversássemos e comêssemos com eles? Que nos dispuséssemos a ir à casa dos mais humildes e recolhêssemos junto com eles aquilo que poderia servir como foco de dengue? Que nos aproximássemos do irmão e perguntássemos como anda sua vida, não por educação, mas por sincera curiosidade?
Será que realmente vivemos CRISTIANISMO?
Será que fazemos algo quando vemos que alguém está morrendo espiritualmente?
Será que algum dia conseguirei ser metade da pessoa que Deus queria que eu fosse quando me criou?

19 comentários:

Jonathan e Lorena disse...

Queria muito saber se algum dia eu vou ser qq parcela do que Deus gostaria que eu fosse...por outro lado, Ele não me faz essas cobranças, e não me exige nada! =]

Tentando não fugir do assunto do texto...eu acho sim que fomos chamados a viver COMUNIDADE, do que adianta uma tenda com 3.000 barrigas fartas debaixo dela, quando existem milhares morrendo de fome debaixo dos nossos narizes.

Minha esperança é que EU um dia tome corajem e começe realmente a mudar as coisas, a alimentar os que estão debaixo do meu nariz...seja com comida, seja com amor!

"A medida de amar, é amar sem medidas" Humberto Gessinger.

Abraços a todos.

P.S. Essa minha namorada me mata de orgulho! =].

Anônimo disse...

a igreja hoje é mais ctrl+v do mundo do que da Igreja de Atos. Mas um dia desses Jesus volta e as máscaras caem.

adson disse...

tem nem mais o que falar.

Loh Monteiro disse...

Quanto ao que o Claude Nikondeha falou, fico muito feliz por ler essas coisas e ver o quanto minha igreja é relevante.

Pôxa, nós já saímos (se é que algum dia já estivemos) desse tipo de sermão ctrl+v, temos o projeto Maputo, que é muito massa, temos o Levante, e assim vai...

Tá aí uma coisa que me alegra!

Ah, Rômulo, concordo em parte e discordo em parte com o que você falou... Mas não vou falar agora não porque já tive uma discussão (saudável) essa semana sobre isso e por essa semana, já basta.

Abraço.

camilla disse...

tem nem mais o que falar (2)

cara, eu fico surpresa com o quanto a gente esquece coisas tão essenciais.

e dou a mão à palmatória.

Jonathan e Lorena disse...

Romulo...

Não acho que a igreja hoje seja ctrl+v do mundo, se fosse, as coisas estariam beeem melhores!

flw.

camilla disse...

sendo bem sincera, não entendi essa história da igreja ser ctrl+v do mundo ser uma coisa melhor, gaúcho. Em que aspecto?

Jonathan e Lorena disse...

Camila

Em quase todos...

Qts movimentos tipo Greepece vc vê saindo de dentro de uma igreja.

Ou onde que o racismo é mais praticado? infelizmente dentro das igrejas!

Na verdade, dentro e fora da igreja não deveria haver diferença nenhuma, a não ser pelo amor de Cristo, e infelizmente, não é o que fizemos.

O que eu quero dizer, é que não existem mundanismos que não possam ser santificados.

A gente não fica sempre dizendo que o mundo é muito atraente, que a tentação é forte...porque não ser o oposto, entende!?

Atualmente, são os santos se esforçando ao máximo para não cair, quando isso poderia ser oposto, os demonios se esforçando ao máximo para não se converterem.

Imagina um papo de um demônio com o outro..."Rapaz, essa semana foi osso, quase que me converto, a tentação foi forte, porque tua sabe né, esses crentes, ô povo pra faze diferença nesse mundo!"

A igreja deveria ser o lugar mais atrativa do mundo por conta que temos a melhor coisa que se possa mostrar... o insuperável e incomparável Amor santo de Deus, quando na verdade mostramos nossa pior face.

Então, partindo deste aspecto, a igreja deveria ser bem mais parecida com a coisa que a gente chama de "mundo", que na verdade é só a realidade batendo a porta!

Se fui superficial, eu tento me explicar melhor!

Bju.

P.S.: Quando digo que se a igreja fosse mais parecida com o mundo seria melhor, é óbvio que não to falando de trazer a prática pecaminosa para dentro da igreja.

Loh Monteiro disse...

é óbvio.

agora sou eu que digo: Esse meu namorado me mata de orgulho!

Beijo, lindeza, broto, pão, boneco.
(retrô tá na moda.)

George Facundo disse...

vcs abordaram uma dúzia de temáticas que dariam um post cada um... hehehe

mas o que me chamou mais a atenção foi a questão levantada por Jonathan:

" Atualmente, são os santos se esforçando ao máximo para não cair, quando isso poderia ser oposto, os demonios se esforçando ao máximo para não se converterem."

recomendo um livro muito massa do C.S.Lewis chamado: "Cartas do Diabo a seu aprendiz", que é uma coleção de 34(penso eu) cartas onde o demonio mais velho "screwtape" ensina o seu sobrinho, um demonio menos experiente "Wormwood" a como atrapalhar a vida de um novo convertido...

é interessante um trecho onde ele diz: meu caro sobrinho, não nos é interessante atentar fatalmente sobre a vida do "paciente"(o novo convertido) agora em sua mocidade. Antes, mais interessante é fazer com que esse pobre miserável chegue ao fim da vida, em uma amarga velhice pensando que "não fiz o que deveria fazer, nem o que gostaria de ter feito..."

o importante é fazer nossas vidas valerem à pena por essa nossa breve passagem por este mundo... Não por Deus(pq ele não precisa de nossas "boas ações"...), mas sim por nós mesmos, que no final das contas é quem acaba sendo mais beneficiado com tudo.

então que se dane o céu e o inferno... Bom mesmo é estar onde Deus está... Seja aqui nessa espelunca chamada terra, ou em algum lugar no além...

abraço a todos!

Jonathan e Lorena disse...

Facundo
"nessa espelunca chamada terra"
hehehe....muito boa!

Conheço o livro, vou procura-lo, valeu pela dica.

camilla disse...

ah, gaúcho, agoooora eu entendi. =D

E agora que eu entendi, tive oportunidade de me identificar.

Durante algum tempo da faculdade, eu fiz parte do CAJU, que é um centro de assessoria formado por universitários que procura efetivar os direitos humanos e realizar uma prática jurídica emancipatória, e não alienante, do ser humano. E eu via um monte de gente, principalmente crentes, torcendo o nariz pro caju, porque eles são muito "revolucionários e barbudos".
Tá certo que alguns que estão lá defendem umas coisas meio malucas, tipo aborto, mas ninguém parava pra observar como a gente trabalhava e lutava pra concretizar os direitos humanos, o que, no fim das contas, eu acho que é algo que está no coração de Deus! Eles erravam achando que bastava sua luta politica para libertar as pessoas, mas a defesa dos direitos humanos nesse mundo real é uma coisa que o CAJU pratica (e que, portanto, está no mundo), é uma coisa boa, podemos até dizer bìblica, e que podia ser copiada pelas igrejas, mas não é, na maioria das vezes.

pois é. gostei.

esses amigos me matam de orgulho!
hauehauehaueha

Loh Monteiro disse...

ahoahahoiha.
camila doida. ;}
tbm tenho orgulho de vc! \o/

Unknown disse...

eu falei mundo, 'mundo' mesmo. 'Mundo' tipo Greepeace, não é mundo, é Igreja(corpo). So que pra 'i'greja é difícil entender isso.

Anônimo disse...

1o parabens pelo post e pelas discussões. Questões interessantes. Na verdade quando ouço tudo isso, é como se um olho chorasse lágrimas de tristeza e o outro de alegria.

Realidade tão dura, né, aquela do africano. Onde está Deus e os que se dizem seus filhos...e nós onde estávamos esse tempo todo?...do outro lado do oceano? só? e nossas áfricas e africanos bem debaixo no nosso nariz (como diz o Gaúcho)?? essa lágrima é de vergonha de mim mesmo tb.. o que estou fazendo?? tão pouco...

A outra lágrima escorre de alegria, de graça, de ver essas percepções de vcs, de descobrir q não estou só nesse dilema. Ah como queria não somente passar pela vida, mas viver p/q outros vivam tb!!Ah como não sei fazer isso por completo?!?! Barbudo nazareno, salva-me!!!

fiquei feliz, Camilla, com a referência ao Caju, pq fui da mesma faculdade. Via assim como vc, essa veia divina nos DHs, no empenho de alguns colegas, de encabular muito crente gospel. Era do CACB bem enturmado, sabiam que eu era cristão e me chamaram para abençoar o Caju no lançamento, uns caras com copos de cerveja e eu orando pra Deus usar o Caju para o bem dos que mais precisam de direitos. Comédia. Orei até pelo cajueiro que a turma plantou... Cômodo não era, mas acho que era o meu papel,levar Cristo pra salgar essa Babel...aprendi muito sobre amor ao próximo com esses projetos de extensão...eles estavam respondendo melhor a pergunta do africano...

Piera ou não disse...

"Imagina um papo de um demônio com o outro...'Rapaz, essa semana foi osso, quase que me converto, a tentação foi forte, porque tua sabe né, esses crentes, ô povo pra faze diferença nesse mundo!'"

boa demais.

lembro q uma vez levei um amigo p surfista e ele disse q n ia mais, qnd perguntei o pq ele respondeu q n queria se converter.

Piera ou não disse...

quando eu encontrar coragem vou condesa-la e vende-la, vou ficar rica.

Piera ou não disse...

falando sobre a africa... as vezes eu fico meio assim... ta q a africa é a africa... ei. mas tem gente passando fome aqui no meu bairro. uma ruma de missionario querendo ir p fora e p fora, e aqui ze? na boa, n tenho a menor vontade d servi fora, acho q aqui ja tem mazela demais. enfim, n dizendo q la n precise, acho q vcs entenderam.

Jonathan e Lorena disse...

Romulo disse...
"eu falei mundo, 'mundo' mesmo. 'Mundo' tipo Greepeace, não é mundo, é Igreja(corpo). So que pra 'i'greja é difícil entender isso."

Nossa, ai tu matou a pau, o dia que a igreja (nós) entendermos Greenpeace como corpo, haverá uma revolução!

Gostei mesmo desse comentário, flw.